sábado, 28 de abril de 2012

Uso do PENTAHO num SistemaNegocial (SGRH) implementado emMoçambique

Caso de Sucesso - Implementação do Pentaho, como ferramenta de Business Intelligence, num projeto em Moçambique.


Uso Pentaho Business Intelligence - Projeto Moçambique

Fotos I Encontro da Comunidade Pentaho em Maputo

Foto oficial - I encontro da Comunidade Pentaho em Maputo, Moçambique, Africa

I Encontro da Comunidade Pentaho em Maputo, Moçambique, Africa.

Maputo, Hotel Avenida 27 de Abril de 2012  18:00 – 20:00

Faça parte da nossa lista de discussão : pentahoafrica@googlegroups.com

O I encontrou da comunidade Pentaho em Maputo superou as expetativas. A sala estava limitada para 40 participantes mas a inscrição atingiu 50 pessoas.




Apresentação dos participantes - Pentaho Mozambique
 O Encontrou iniciou com a apresentação dos participantes





Apresentando um caso de Sucesso de Pentaho Moçambique - Devan Manharlal


Professor Coruja e Danilo Sousa
Um dos participantes colocando questões - Pentaho Moçambique


Pentaho Mozambique - Próximos passos
O Happy hour foi animado e deu para ver o entusiasmo de alguns membros e definir alguns próximos passos para a comunidade...



sexta-feira, 27 de abril de 2012

AGENDA :: I Encontro da Comunidade Pentaho em Maputo Moçambique



I Encontro da Comunidade Pentaho em Maputo, Moçambique, Africa

Hotel Avenida
27 de Abril de 2012
18:00 – 20:00
Lista de participantes limitada e já esgotada.



Faça parte da nossa lista de discussão : pentahoafrica@googlegroups.com


Horário
Tema
Moderador/Apresentador
17:30 – 18:00
Credenciamento do Evento

18:00 – 18:10
Abertura do Evento / Boas Vindas
18:10 – 18:25
Introdução Pentaho [slides]
18:25 – 18:45
Comunidade Pentaho Brasil e Europa / Casos de Sucesso no Brasil  [slides]
(a.k.a Professor Coruja)
18:45 – 19:00
Projeto Jhpiego [slides]
 19:00 – 19:45
Bate papo com os pioneiros do Pentaho em Moçambique
19:40 – 19:50
Encerramento e como continuar a comunidade
19:50 – 20:00
Fotografia com todos os participantes do Evento

20:00 - ???
Happy hour


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quanto custa uma vida?

Quanto custa uma vida?

 

Este texto eh fictício, mas foi inspirado na base de uma realidade que ocorreu a dias em Xai xai com uma menina, mas eh uma coisa que acontece em todo o mundo a toda hora.

Aqui vai : Estamos na época de exames, os alunos estão preocupados e sempre em cima dos livros para ver se estudam um pouco mais para passar os exames. Uma menina, dos seus 18 anos, vive na cidade de Xai xai, esta se preparando para o exame de Biologia que será amanha. Nestes dias, ela tem estado tão ocupada com os estudos, que à dias que não visita o namorado, tem saído pouco com os amigos e nem assisti TV/novelas, deixando tudo isso para depois do exame.Ela já tem em plano que vai passar estas férias em casa do vovô. Porque para o ano entra na Universidade e as coisas serão bem diferentes, uma vida nova, novos amigos, novos colegas, universidade e toda aquela emoção de "caloiro".

Enquanto estudava Biologia para o exame de amanha, as 19h a mãe chama-a para ir jantar, e pede que ela vai comprar pão na padaria ai perto. Ela, uma boa menina, pega no cesto e vai a padaria. No mesmo instante, vem um chapa lá da praia em direcção da vila, o condutor todo emocionado porque ainda havia muita gente lá na praia a espera do chapa, então tudo dependia do motorista, quanto mais rápido andasse mais viagem fazia e mais passageiros teria, isso incrementava a sua receita. As coisas andavam muito calmas na zona, até que de repente, o motorista atropela a miúda que ia a padaria. O Motorista, com medo foge e desaparece. Quando a população chega para ver a situação, encontra a miúda sem vida.

Ponto final da história.

Nesta história, de verídico, eh que houve um acidente em xaixai por volta das 19h no dia 30/10/06, em que morreu uma miúda (não sei nem idade nem nada sobre ela) e o motorista fugiu. O resto da historia, o enquadramento eh tudo uma ficção.

Desta situação toda, fiquei a reflectir:
  • Os pais da miúda estão a espera do pão para jantar. Estão a espera da filha.
  • A morte pode nos cruzar a qualquer esquina.
  • Temos planos pra amanha, pra futuro, todos aqueles sonhos, que podem evaporar num segundo.
  • O medo faz nos perder as características do humano, e faz nos fugir da responsabilidade.
  • A miúda adiou tudo para amanha. O amanha nunca mais veio.
  • Os pais viam na filha um futuro da família. Esse futuro vai ser enterrado no momento que menos esperam.
  • A morte, eh única coisa garantida na vida. Mais cedo ou mais tarde vais encontra-lo.
  • Não faça planos contando com ela, ela não tem dia. Faca planos pra hoje. Porque não sabes se amanha existe ou não.

Agora vendo do lado dos chapas e acidentes:
Com aquela correria que o motorista faz, quanto ele ganha a mais?? 300 a 500 Mtn, então podemos dizer que a vida daquela miúda valeu 500Mtn?
Caro motorista, em particular chapeiros, vejam nisso, a procura do seu pão de cada dia, pode custar vida de alguém, e pior se for chefe da família, então pode custar vida de uma família, e não só, se você vira o carro, e o motorista morre, então concluímos que o preço da sua vida eh 500Mtn.
Pensa nisso: Quanto custa uma vida?

by Devan Manharlal
31/10/06

quarta-feira, 25 de abril de 2012

ProfessorCoruja.com Dashboard criado pela IT4biz Moçambique pentaho

Dashboards PENTAHO

Os dados foram extraídos do site: http://www.mitur.gov.mz/uteis/moz.htm...

Encontro da Comunidade Pentaho em Maputo, Moçambique, Africa

ProfessorCoruja.com - Negócios & Tecnologia Gratuita: I Encontro da Comunidade Pentaho em Maputo, Moçamb...:

Encontro da Comunidade Pentaho em Maputo, Moçambique, Africa

Amigos da Comunidade Pentaho,

No dia 27 de Abril de 2012 teremos o primeiro encontro da Comunidade Pentaho em Maputo, Moçambique, Africa.

O local do evento será o Hotel Avenida localizado na Avenida Julius Nyerere, 627, Maputo, Moçambique.

Todos são convidados, as inscrições são limitadas.

Faça sua inscrição gratuita através do link abaixo:

http://pentahomozambique.eventbrite.com/

O evento contará com a presença dos Pioneiros em Pentaho em Moçambique, organizações importantes que estão usando e estudando o uso da ferramenta e alguns palestrantes importantes da região.

Em breve divulgaremos o cronograma do evento.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Decisão tomada no passado

Decisão tomada no passado

Muitas vezes culpa-mo-nos por ter tomado uma decisão errada no passado.

Uma decisão é tomada na base de informação que temos à nossa disposição e sob influência de muitos fatores* que nos rodeiam naquele instante. Sendo assim, hoje podemos achar absurda ou errada a decisão tomada no passado, mas não esquece-mo-nos que no momento em que essa decisão foi tomada os fatores que influenciaram a mesma são diferentes dos que temos hoje e é esta que nos faz pensar o contrário. Assim, não devemos nos culpar por uma decisão tomada no passado só porque, hoje, achamos que ela esta errada, E da mesma forma ao tomar uma decisão hoje, temos de admitir que esta decisão, num momento diferente deste, com outros fatores podia ser diferente. Mas claro neste momento e com os fatores que temos - a decisão certa - é a que estamos a tomar.

Como escolher uma decisão perfeita? Se esta pergunta tivesse resposta todos estaríamos felizes na vida, neim?

Como evitar que algum dia nos arrependemos da decisão tomada no passado? É difícil controlar este sentimento, porem podemos evitar este tipo de pensamento, de seguinte maneira:

Quando temos que tomar uma decisão quer dizer que, temos duas ou mais opções e cada uma leva a caminhos diferentes. Ao escolher um caminho, tomamos uma decisão que naquele momento achamos certa e o que temos de fazer em diante é seguir o caminho escolhido e esquecer os outros caminhos possíveis. Na verdade o que faz nos arrepender da decisão tomada no passado é: "se tivesse escolhido o outro caminho as coisas seriam diferentes ?".

Este pensamento surge num momento diferente do momento em que tomamos a decisão e claro os fatores que influenciaram nos dois momentos são diferentes e, hoje a informação disponível é mais rica que ontem, no mínimo hoje sabemos onde nos levou o caminho escolhido na altura, mas ontem quando tínhamos que tomar a decisão não sabíamos onde os dois caminhos iam dar nem os obstáculos que podíamos encontrar. Por isso não é correto culpar-nos por uma decisão tomada no passado.
 

* "Os fatores que podem influenciar uma decisão são vários, podendo ser possibilidade financeira, laços familiares, tempo e recursos disponíveis, pressão no momento, ambiente em que se vive, responsabilidade pessoais, desejos, sonhos, ... cada um destes fatores consegue influenciar direta ou indiretamente numa decisão."

Devan Manharlal
Fevereiro 2008

Eu e o "Eu"

Eu e o "Eu" !!!


O "eu" é uma personagem que me acompanha a cada momento da minha vida. Uns definem o "eu" como o subconsciente mas eu defino-o como o meu companheiro de conversas profundas. Além de corresponder as minhas conversas o "eu" exerce a atividade de secretário particular. Ele é o responsável por organizar todos os dados do meu cérebro.

De momento a momento, o meu "eu" se distância de mim e perde-se no meio de tanta agitação mental. A cada vez que a distância entre eu e o "eu" aumenta, eu me sinto confuso porque toda a informação do meu cérebro fica baralhada e desorganizada.

No meio de uma multidão sem o "eu", eu fico perdido. É me difícil manter uma conversa, pois o organizador do meu cérebro está ausente. A melhor solução tem sido permanecer no silêncio evitando qualquer deslize. Este silêncio é confundido pela minha ausência total dando lugar a perguntas como "estás aqui?", "tás a pensar em o que? ".

Desde os tempos das cavernas o homem tem vivido com o seu "eu" e cada um aprendeu como reencontrar o seu "eu" quando este se perde. Quando o meu "eu" se perde, ele dá uns sinais que vou sentindo que se confundem com confusão de ideias e um sentimento de congestionamento de ideias, pois não há ninguém para os organizar no meu cérebro.

Nestes momentos, opto pela meditação. Esta atividade inicia com a viagem no tempo e vou percorrendo os meus ficheiros mentais e tentar descobrir em que momento o "eu" começou a desaparecer. é esse ficheiro que precisa ser analisado. a solução de como trazer o meu "eu" está nesse ficheiro. Os ficheiros mal fechados ou existência de vários ficheiros abertos têm sido responsáveis do afastamento do "eu". De seguida vou fechando os processos abertos - a bem ou a mal. Só ai é que o meu "eu" regressa.

Após o "eu" regressar, há uma necessidade enorme de controlar o congestionamento das ideias e organiza-los. Daí, eu e "eu", senta-mo-nos, só nós, e reorganizar as ideias manualmente. Desta forma o "eu" passa a assumir o controlo e organiza os ficheiros no meu cérebro.

Devan Manharlal
22 Abril 2012

Iniciando

Vamos a ver quanto tempo irá durar esta "mania" de escrever no blog.... !!!