quinta-feira, 26 de abril de 2012

Quanto custa uma vida?

Quanto custa uma vida?

 

Este texto eh fictício, mas foi inspirado na base de uma realidade que ocorreu a dias em Xai xai com uma menina, mas eh uma coisa que acontece em todo o mundo a toda hora.

Aqui vai : Estamos na época de exames, os alunos estão preocupados e sempre em cima dos livros para ver se estudam um pouco mais para passar os exames. Uma menina, dos seus 18 anos, vive na cidade de Xai xai, esta se preparando para o exame de Biologia que será amanha. Nestes dias, ela tem estado tão ocupada com os estudos, que à dias que não visita o namorado, tem saído pouco com os amigos e nem assisti TV/novelas, deixando tudo isso para depois do exame.Ela já tem em plano que vai passar estas férias em casa do vovô. Porque para o ano entra na Universidade e as coisas serão bem diferentes, uma vida nova, novos amigos, novos colegas, universidade e toda aquela emoção de "caloiro".

Enquanto estudava Biologia para o exame de amanha, as 19h a mãe chama-a para ir jantar, e pede que ela vai comprar pão na padaria ai perto. Ela, uma boa menina, pega no cesto e vai a padaria. No mesmo instante, vem um chapa lá da praia em direcção da vila, o condutor todo emocionado porque ainda havia muita gente lá na praia a espera do chapa, então tudo dependia do motorista, quanto mais rápido andasse mais viagem fazia e mais passageiros teria, isso incrementava a sua receita. As coisas andavam muito calmas na zona, até que de repente, o motorista atropela a miúda que ia a padaria. O Motorista, com medo foge e desaparece. Quando a população chega para ver a situação, encontra a miúda sem vida.

Ponto final da história.

Nesta história, de verídico, eh que houve um acidente em xaixai por volta das 19h no dia 30/10/06, em que morreu uma miúda (não sei nem idade nem nada sobre ela) e o motorista fugiu. O resto da historia, o enquadramento eh tudo uma ficção.

Desta situação toda, fiquei a reflectir:
  • Os pais da miúda estão a espera do pão para jantar. Estão a espera da filha.
  • A morte pode nos cruzar a qualquer esquina.
  • Temos planos pra amanha, pra futuro, todos aqueles sonhos, que podem evaporar num segundo.
  • O medo faz nos perder as características do humano, e faz nos fugir da responsabilidade.
  • A miúda adiou tudo para amanha. O amanha nunca mais veio.
  • Os pais viam na filha um futuro da família. Esse futuro vai ser enterrado no momento que menos esperam.
  • A morte, eh única coisa garantida na vida. Mais cedo ou mais tarde vais encontra-lo.
  • Não faça planos contando com ela, ela não tem dia. Faca planos pra hoje. Porque não sabes se amanha existe ou não.

Agora vendo do lado dos chapas e acidentes:
Com aquela correria que o motorista faz, quanto ele ganha a mais?? 300 a 500 Mtn, então podemos dizer que a vida daquela miúda valeu 500Mtn?
Caro motorista, em particular chapeiros, vejam nisso, a procura do seu pão de cada dia, pode custar vida de alguém, e pior se for chefe da família, então pode custar vida de uma família, e não só, se você vira o carro, e o motorista morre, então concluímos que o preço da sua vida eh 500Mtn.
Pensa nisso: Quanto custa uma vida?

by Devan Manharlal
31/10/06

Sem comentários:

Enviar um comentário